AJUDA EM DESASTRES GLOBAIS
CUIDADO NA CALAMIDADE
TERRAMOTO E MAREMOTO NO JAPÃO
O terramoto de 9.0 que atingiu o Japão no dia
Na sua esteira, 20 000 pessoas morreram,
Os Ministros Voluntários japoneses foram accionados de imediato, dando assistência às vítimas e às equipas de resgate na região atingida, dirigindo sobreviventes para abrigos e fornecendo qualquer comida, água e suprimentos médicos disponíveis.
Os Ministros Voluntários treinados e experientes e especialistas de resgate chegaram de todo o mundo, unindo forças com os seus homólogos japoneses para prestar socorro a toda a região. Entre esses, estavam 17 membros da equipa dos mexicanos «Los Topos», uma equipa altamente treinada e qualificada de Ministros Voluntários especialistas em buscas e resgate. Em breve juntaram-se-lhes equipas de Ministros Voluntários vindas da Austrália, Canadá, México, Ilha Formosa, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Coordenando as suas ações com as autoridades de resposta a catástrofes e outras organizações de voluntários, eles estabeleceram pessoal nos abrigos, recolheram bens necessários, dirigiram camiões de abastecimento desde Tóquio e criaram linhas de emergência de distribuição de suprimentos.
Numa cidade onde os moradores idosos ficaram presos nas suas casas pelas águas e estradas intransitáveis, os Ministros Voluntários organizaram uma frota de bicicletas carregadas com suprimentos para trazer provisões vitais.
Os Ministros Voluntários ofereceram também ajuda espiritual sob a forma de Ajudas a dezenas de milhares de pessoas, aliviando-lhes o sofrimento físico e emocional provocado pelo terramoto e pelo tsunami.
Ao mesmo tempo, eles treinaram 1500 voluntários de outras organizações humanitárias, grupos comunitários e escolas, nas técnicas dos Ministros Voluntários.
«Eu gostaria sinceramente de agradecer pelo vosso caloroso apoio à nossa cidade que está actualmente a enfrentar uma situação difícil. Este foi um grande incentivo para os cidadãos e os funcionários da Câmara Municipal.» – Carta aos Ministros Voluntários do presidente de Soma City, Japão